ITC CONSULTORIA
Conflitos no ambiente de trabalho podem ser considerados como
mal necessário para que uma empresa não entre num processo de estagnação.
Saiba o que fazer para isso.
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Não
revele informações confidenciais: quando estamos no meio de uma discussão ou
conflito, é natural citarmos as opiniões, impressões e afirmações de outras
pessoas para fortalecer nossos argumentos. Revelar, durante uma discussão,
coisas que nos foram ditas em segredo significa trair essa confiança. Trair a
confiança de outra pessoa, durante uma discussão, causa prejuízos duradouros à
sua própria reputação e a dos seus relacionamentos.
Não
responda com a mesma moeda: muitas discussões e conflitos são causados por
imaturidade e não levam a nada. Se alguém insultar você ou colocar em dúvida
seu caráter, não responda da mesma forma. Se você responder a um tolo, se
tornará também um tolo. Desmascare os argumentos sem ofender. Se não for
receptivo, simplesmente vá embora. Deixe que a outra pessoa sofra as
consequências da própria tolice.
Nunca
prolongue uma discussão: numa discussão, todos querem ter a última palavra ou
dar o golpe final. Sem lenha, o fogo se apaga; sem difamador, acaba-se a briga.
Então, use um tom de voz brando, palavras gentis para apaziguar a tensão e o
conflito. Quanto mais se atiça uma discussão, maior ela fica e mais danos
causa. Então, pare de jogar lenha na fogueira e cesse a discussão.
Presente
inesperado: dois sócios tiveram seus ânimos alterados na apresentação de um
projeto. Um deles ficou com muita raiva. No dia seguinte, quando ele chegou no
trabalho encontrou sobre a mesa um presente com um cartão que dizia:
"Desculpe, não gostei do que fiz, e você não merece". Imediatamente
sua raiva desapareceu e eles voltaram a ser amigos. Não precisa ser
necessariamente um presente, um simples bilhete ou um e-mail com um pedido de
desculpas já é o suficiente para acalmar os ânimos.
Autor: Prof.
Menegatti, é palestrante em Vendas, Motivação e Liderança.
Autor dos livros Desperte Seu Potencial Emocional" e "Talento é fazer
coisas comuns de forma extraordinária". Dos DVDs "Campeão de
Vendas", "O líder Influenciador" e "Desafios da
Mudança".
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