segunda-feira, 30 de julho de 2012

Passos para vencer conflitos no trabalho


ITC CONSULTORIA


Conflitos no ambiente de trabalho podem ser considerados como mal necessário para que uma empresa não entre num processo de estagnação. Saiba o que fazer para isso.

Não revele informações confidenciais: quando estamos no meio de uma discussão ou conflito, é natural citarmos as opiniões, impressões e afirmações de outras pessoas para fortalecer nossos argumentos. Revelar, durante uma discussão, coisas que nos foram ditas em segredo significa trair essa confiança. Trair a confiança de outra pessoa, durante uma discussão, causa prejuízos duradouros à sua própria reputação e a dos seus relacionamentos.

Não responda com a mesma moeda: muitas discussões e conflitos são causados por imaturidade e não levam a nada. Se alguém insultar você ou colocar em dúvida seu caráter, não responda da mesma forma. Se você responder a um tolo, se tornará também um tolo. Desmascare os argumentos sem ofender. Se não for receptivo, simplesmente vá embora. Deixe que a outra pessoa sofra as consequências da própria tolice.

Nunca prolongue uma discussão: numa discussão, todos querem ter a última palavra ou dar o golpe final. Sem lenha, o fogo se apaga; sem difamador, acaba-se a briga. Então, use um tom de voz brando, palavras gentis para apaziguar a tensão e o conflito. Quanto mais se atiça uma discussão, maior ela fica e mais danos causa. Então, pare de jogar lenha na fogueira e cesse a discussão.

Presente inesperado: dois sócios tiveram seus ânimos alterados na apresentação de um projeto. Um deles ficou com muita raiva. No dia seguinte, quando ele chegou no trabalho encontrou sobre a mesa um presente com um cartão que dizia: "Desculpe, não gostei do que fiz, e você não merece". Imediatamente sua raiva desapareceu e eles voltaram a ser amigos. Não precisa ser necessariamente um presente, um simples bilhete ou um e-mail com um pedido de desculpas já é o suficiente para acalmar os ânimos.

Autor: Prof. Menegatti, é palestrante em Vendas, Motivação e Liderança. Autor dos livros Desperte Seu Potencial Emocional" e "Talento é fazer coisas comuns de forma extraordinária". Dos DVDs "Campeão de Vendas", "O líder Influenciador" e "Desafios da Mudança".


Nenhum comentário:

Postar um comentário